Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

08.jpg
ADERE-MINHO e os produtos certificados aderem ao selo PORTUGAL SOU EU
Sábado, 29 de Março de 2014

A ADERE-MINHO enquanto organismo de certificação, aderiu juntamente com as entidades parceiras ao selo Portugal Sou Eu, ou seja os Lenços de Namorados do Minho cuja detentora da marca e de certificação, o Bordado de Guimarães com a Oficina entidade detentora da marca, e o Município de Viana do Castelo, detentor da marca Bordado de Viana do Castelo, aderiram ao selo PORTUGAL SOU EU, fazendo com que estes três produtos certificados, tenham o selo de ser um produto Português. Esta campanha do PORTUGAL SOU EU lançada em 2013 e agora com novo folego por parte do Governo e das entidades parceiras como é o caso da AIP (Associação Industrial Portuguesa), cujo objectivo é que este "selo" que permita ao consumidor (final, intermédio) reconhecer a elevada incorporação nacional de um produto; Sensibilizar as entidades públicas para a valorização da produção nacional, nas suas aquisições, respeitando as regras da concorrência, entre outras.

A ADERE-MINHO foi uma das entidades convidadas para o programa Imagens de Marca da Sic Noticias que exibiu uma peça sobre o Portugal Sou Eu e alguns dos produtos aderentes, entre eles os produtos certificados pela ADERE-MINHO. 

Compre sempre produto tradicional minhoto certificado, agora com mais uma garantia de que o que é nacional, tem selo do Portugal Sou Eu.  

 Imagens de Marca Sic Noticias

.
 
Firmino Marques Vice-Presidente Municipio de Braga, é mais recente Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados
Terça, 25 de Março de 2014

A Adere-Minho empossou o mais recente embaixador dos Lenços de Namorados do Minho, o Vice-Presidente do Municipio de Braga, que desde a sua passagem pela Junta de Freguesia de S. Victor, sempre foi um grande impulsionador das nossas tradições, aliás os primeiros Lenços de Namorados do Minho a serem certificados com desenhos elaborados pelas artesãs desta freguesia em Braga, foi com o seu manifesto empenho, assim neste dia especial em que a Adere-Minho recebe a sua visita agora como Vice-Presidente CM Braga, atribui-lhe meritoriamente por todo esse seu trabalho a missão de ser Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados.

Embaixador Dr. Firmino Marques  Embaixador Dr. Firmino Marques2


        Embaixador Dr. Firmino Marques3

.
 
Hugo Torres em Concerto na Adere-Minho para entrega de certificados de Especialização em Igualdade de Género
Sábado, 22 de Março de 2014

A Adere-Minho entregou ontem na sua sede, em Soutelo, diplomas a 36 formandos de três acções de formação distintas, (Formadores e Técnicos da CM de Braga) de Especialização em Igualdade de Género, com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Firmino Marques.  

A sessão decorreu durante um concerto do de Hugo Torres (Embaixador das Certificações da Adere-Minho), que apresentou algumas músicas do seu mais recente álbum, "Trilhos". 

Hugo Hugo 2


Publico Publico 2


Grupo Igualdade


Form Braga Form Form

.
 
No dia Mundial do artesão a ADERE-MINHO entrega prémios INOVARTE 2013 e apresenta 9º Edição INOVARTE
Quarta, 19 de Março de 2014

Os prémios do INOVARTE 2013 – Ano Europeu dos Cidadãos, foram hoje entregues aos artesãos na Adere-Minho, pelas mãos do Presidente da Associação, Engº Abílio Vilaça, do Vereador do Desporto, Turismo e Artesanato de Barcelos, Dr. José Carlos Brito e do Vice-Presidente da Adere-Minho, Sr. José Manuel Barbosa. O artesão Nélson Oliveira foi o grande vencedor da 8ª edição do Concurso de Ideias inovadoras para o Artesanato "INOVARTE", com a peça certificada do Figurado de Barcelos “Galo da Europa". Na 2ª posição ficou Helena Silva, com um Lenço de Namorados do Minho certificado intitulado ‘A União faz a força’ e o 3º classificado foi Júlio Ferreira com um trabalho em ferro forjado e madeira que se chama ‘Esta é a Europa dos Cidadãos’. O encontro serviu também para apresentar a próxima edição 2014, que vai ter como temática o “Ano Europeu do Cérebro”. O tema é muito estimulante e alicia a criatividade dos nosso artesãos são várias as temáticas que se pode abordar: o cérebro e a ciência, a saúde, o amor, a doença, os comportamentos, os animais, o ser humanos, etc. Os prémios da próxima edição vão manter-se os mesmos, com o primeiro lugar a arrecadar 300 euros, o segundo 150 e o terceiro 100, havendo ainda a possibilidade de entrega de menções honrosas. 

Quanto à nova edição os artesãos podem entregar as peças até 31 Julho e para mais informações podem consultar o site ou pedir mais informações nos serviços da ADERE-MINHO.

Inovarte Grupo


NelsonHelena


JulioVereador Barcelos


Inovarte 2014publico


.
 
Raquel Matos Cruz e Hugo Pedro Capela Embaixadores Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 14 de Março de 2014

Raquel Matos Cruz e o seu marido Hugo Pedro Capela, jornalistas da TVI, visitaram hoje a Adere-Minho para conhecer de perto todo o trabalho que desenvolvemos, especialmente com a certificação de produtos tradicionais, a Adere-Minho orgulha-se de ter mais uma minhota a tornar-se Embaixadora da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho, juntamente com o seu marido e colega de profissão.

A conhecida jornalista bracarense é filha e um dos maiores obstetra da cidade de Braga, Dr. José Matos Cruz que é um amigo e entusiasta da nossa associação. Para a Adere-Minho e para as artesãs é uma honra contar com pessoas que gostam da nossa tradição e se comprometem a promover e a divulgar esta trabalho artesanal sempre com selo da certificação.

P3140134


Casal


.
 
Entrega de prémios Inovarte e apresentação inovarte 2014
Sexta, 14 de Março de 2014

Convite

.
 
Hugo Torres dá concerto na Adere-Minho na entrega de certificados de formação de igualdade de género
Sexta, 14 de Março de 2014

Nova imagem

.
 
Adere-Minho conquistou a simpatia de 8 novos Embaixadores pela certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 28 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO durante o mês de Fevereiro realizou várias acções de promoção e divulgação da tradição secular minhota que são os Lenços de Namorados. Enquanto Organismo de certificação e entidade detentora da marca e da IG (Indicação Geográfica) Lenços de Namorados do Minho, certifica este produto de 2002, tendo já ultrapassado a marca dos 4500 lenços certificados nas várias categorias: Clássicos (réplicas de originais); Inspiração Clássica (inspiração nos originais com alterações introduzidas pelas artesãs) e os Contemporâneos (Inovadores).

A ADERE-MINHO agradece a generosidade, simpatia e simplicidade de todos, em especial este mês á Sofia Fernandes (repórter TVI); Lídia Dias (Vereadora da CM Braga); Hugo Torres (compositor e cantor); André Villas Boas (treinador de futebol); Júlio Magalhães (jornalista e Director Porto Canal); Manuel Moreira (Presidente CM de Amares), Altino Bessa (Vereador da CM de Braga) e Pires de Lima (Ministra da Economia).

Cada “Lenço de Namorados do Minho” é uma peça única certificada pela ADERE-MINHO, de acordo com a norma em vigor, contendo uma etiqueta que contêm nome da artesã, nº do certificado, bem como breve história da tradição, com um holograma que assegura a sua autenticidade.

Embaixadores Fev 2014

 

.
 
ADERE-MINHO e Município de AMARES celebram protocolo e Presidente da Câmara torna-se Embaixador da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 21 de Fevereiro de 2014

A CM de Amares e a Adere-Minho assinaram hoje um protocolo de colaboração tendo em conta que o desenvolvimento local constitui uma das vertentes de maior relevo e responsabilidade cometidas às autarquias locais, é essencial encontrar parceiros que permitam promover os produtos locais, nomeadamente os de natureza artesanal, como forma de, por um lado, promover o dinamismo local, e, por outro, projectar a imagem local, mediante a introdução no mercado de produtos associados à região. Assim , o Município de Amares, reconhece na ADERE-MINHO um parceiro extremamente válido e sólido, tendo em vista o apoio a actividades locais de índole artesanal, encarando-as como factor de dinamização das actividades económicas locais, ao mesmo tempo que permite a protecção dessas actividades pela sua maior divulgação e preservação da sua identidade original. Com este Protocolo o Município de Amares e a ADERE-MINHO obrigam-se a cooperar mutuamente nos domínios do artesanato e da economia e desenvolvimento locais.

No final desta assinatura, a Adere-Minho empossou o Sr. Presidente da Câmara Municipal – Dr. Manuel Moreira - Embaixador da certificação dos Namorados do Minho, com um lenço dos corações característico do concelho de Amares bordado a vermelho e preto pela artesã Sameiro Leão, um dos exemplos de vitalidade desta terra que com 73 anos ainda mantêm actividade de bordar e certificar Lenços de Namorados do Minho, realizando sempre lenços inspirados nos originais lenços característicos de Amares.

Protocolo Adere Minho 7


Protocolo Adere Minho 4 Protocolo Adere Minho 5


.
 
Museu dos Biscainhos e Adere-Minho promovem Oficina do Bordado para Seniores
Terça, 18 de Fevereiro de 2014

O Museu dos Biscainhos em colaboração com a Adere-Minho promoveu a Oficina do Bordado para Seniores, com o Lar Conde Agrolongo e a Santa Casa da Misericordia de Braga, acabaram por ter uma tarde diferente, pois deslocaram-se ao Museu dos Biscainhos onde foram recebidos pela Adere-Minho com uma exposição de Lenços de Namorados do Minho certificados e alguns produtos associados aos motivos elaborados pela artesã Camila Silva. Esta oficina pretendeu por um lado mostrar esta tradição que para muitos era conhecida, mas estava esquecida , e por outro lado despertar-lhe a curiosidade para o saber-fazer. Uma tarde lúdica bem passada que o Museu dos Biscainhos quis proporcionar aos Seniores de Braga, em que a Adere-Minho teve todo o prazer em colaborar.

MB


    MB 2   MB 3

.
 
Sofia Fernandes e Hugo Torres - Embaixadores da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO hoje dia 14 de FEVEREIRO empossou dois EMBAIXADORES da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho – Sofia Fernandes ilustre Vila Verdense – repórter da TVI, e Hugo Torres, cantor e compositor bracarense. 

Contribuímos para que a cultura popular esteja protegida e possa apoiar o desenvolvimento do turismo, com produtos portugueses certificados e autênticos.  Contribuímos também para a protecção dos artesãos, da cultura e dos consumidores impedindo que a contrafacção, as imitações e o desleixo saiam ganhadores, reforçando a importância da consciência pública para a exigência de produtos portugueses certificados. 

Desde 2002 já certificamos 4544 lenços de Namorados do Minho, estes dois notáveis jovens vão contribuir e muito para a promoção da tradição.


Sofia Fernandes Hugo TorresEmbaixadores


VV4Fava de cacau

.
 
Pires de Lima - Recebe Lenços de Namorados do Minho certificado
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

Pires de Lima

fPires de Lima Embx

.
 
Lídias Dias - Embaixadora da certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Quinta, 13 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO recebeu a visita da Srª Vereadora da Cultura do Município de Braga - Dra. Lídia Dias, que ficou a conhecer a realidade do trabalho que é desenvolvido pela nossa associação há quase 24 anos, no âmbito da promoção e divulgação do melhor que temos na região do minho que são as nossas tradições.

No final em vésperas do 14 Fevereiro, e em jeito de "pedido de namoro", o Presidente Engª Abílio Vilaça, pediu à Srª Vereadora que assumisse o papel de grande Embaixadora da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho. Lídia Dias muito satisfeita, aceitou e prometeu cumprir com a missão de divulgar a tradição e a sua certificação.

Lidia Dias - Embaixadora Certificação

Lidia Dias - Embaixadora

.
 
Noticia de Última Hora -Julio Magalhães Director Geral e Jornalista do Porto Canal torna-se Embaixador da Certificação dos Lenços dos Namorados do Minho
Terça, 11 de Fevereiro de 2014

Julio Magalhães

.
 
CONVITE
Terça, 11 de Fevereiro de 2014

Convite 14 Fv 2014

.
 
André Villas Boas "assina" pela Adere-Minho tornando-se Embaixador da Certificãção dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 07 de Fevereiro de 2014

 

 

Hoje a Adere-Minho teve a honra e o privilégio de contar com a presença do treinador André Villas Boas, que aceitou o convite para se tornar EMBAIXADOR da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho.

No seu testemunho disse: “À Adere-Minho o meu sentido muito obrigado pela possibilidade de me associar à Vossa prestigiosa Associação que luta pelos valores mais nobres da nossa cultura, numa sociedade onde eles tendem mais a desaparecer. O Lenço vai ser destaque no nosso lar”.

A Adere-Minho e as nossas artesãs sentem-se muito prestigiadas com um Embaixador tão interessado nas nossas tradições certificadas.

André Villas Boas Embaixador Certificação Lenços de Namorados do Minho


André Villas Boas - Embaixador do Figurado de Barcelos


    Aeroporto    Aeroporto

    Aeroporto P E   Aeroporto . Embaixador

    Aeroporto divul   Aeroporto Emb

    GB e HM  DV Aeroporto


.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 10 de 30