Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

03.jpg
Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde acolhe Sessão sobre Certificação da Viola Braguesa
Sábado, 06 de Agosto de 2016

O processo de certificação da Viola Braguesa esteve esta Sexta-feira, dia 5 de Agosto, em destaque na Feira Nacional de Artesanato de Vila Conde onde se realizou uma sessão de esclarecimento dirigida a construtores, tocadores e colecionadores. A iniciativa contou com a presença de António Barroso, em representação do Município de Braga, e de Teresa Costa, directora-geral da Adere-Minho, enquanto entidade certificadora, e Graça Ramos da Portugal à Mão responsável pela elaboração do Caderno de Especificações da Viola Braguesa.

Segundo António Barroso, a certificação da Viola Braguesa é uma forma de assegurar que as tradições e os valores se mantêm fiéis à sua identidade. “A Câmara Municipal definiu como prioridade a valorização do património nas suas mais diversas vertentes. É por isso que consideramos a Viola Braguesa um factor de atracção e projecção do território”, afirmou, numa sessão abrilhantada por Paulo Rocha e Xico Malheiro.
O representante do Município lembrou que Braga possui um vasto número de produtores de referência de instrumentos musicais, sendo mesmo considerada a pátria da Viola Braguesa. “Entendemos que era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos”, adiantou, sustentando que este é também um “exemplo que Braga dá a outros Municípios”.
Recorde-se que o processo de certificação deste instrumento musical é liderado pelo Município de Braga, sendo a Adere-Minho o organismo de certificação.

Sessao Viola Braguesa FNA

Sessao Viola Braguesa FNA2