ADERE-MINHO apresenta o Crowdfunding |
Sexta, 03 de Junho de 2016 |
A Adere-Minho, apresentou hoje na sua sede em Soutelo, uma conferência explicativa sobre o modo de funcionamento do “crowdfunding” como instrumento de financiamento de pequenos projectos individuais e colectivos suas vantagens e as oportunidades. Esta sessão contou com a convidada especialista em Direito Fiscal e docente do IPCA, Profª Doutora Suzana Fernandes Costa. Na oportunidade muitos dos presentes, manifestaram grande interesse neste instrumento de financiamento de projectos. Na abertura de sessão “Crowdfunding, patrocínio e mecenato - aspectos jurídicos e fiscais”, o presidente da Adere-Minho, Abílio Vilaça, explicou que o “crowdfunding” é uma filosofia inovadora, de economia colaborativa, que muito contribui já no mundo inteiro para a sustentabilidade de muitas pequenas empresas e projectos. Referiu ainda que um dos papeis da Adere-Minho é de contribuir como agente de divulgação de programas que apoiem o desenvolvimento.
Segundo Suzana Fernandes Costa, «o “crowdfunding” é para todos» e pode ser aplicado em diferentes fins, culturais, sociais, ambientais e até empresariais.
Por definição, o “crowdfunding” Crowdfunding: uma nova forma de financiar negócios pessoais ou colectivos por parte de pessoas anónimas ou instituições, tendo em vista apoiar projectos de interesse colectivo, sejam promovidos por associações, cooperativas, ou start-ups de índole empresarial. É muitas vezes utilizado para apoiar pequenos negócios, artistas, regiões atingidas por desastres e tem conseguido muitos resultados positivos. |