Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

14.jpg
Adere-Minho vai certificar a Filigrana de Gondomar
Terça, 01 de Março de 2016

A Câmara Municipal de Gondomar deu início ao processo de certificação da Filigrana de Gondomar assinando um Contrato com o único Organismo de Certificação acreditado do pais para as produções artesanais não alimentares a ADERE-MINHOEsta parceria de certificação visa a projecção, nacional e internacional, fazendo com que os ourives/filigraneiros gondomarenses possam ganhar mais credibilidade perante os consumidores.

A proposta de trabalha tem início com a elaboração do Caderno de Especificações a cargo da Associação PORTUGAL À MÃO, e posteriormente com a organizar o processo propriamente dito, bem como o acompanhamento dos artesãos e do produto a cargo da Adere-Minho. Gondomar é um território conhecido pela ourivesaria, já que boa parte da sua história assenta na relação estabelecida entre homem/oficina/ouro. A filigrana é o campo privilegiado na ourivesaria gondomarenses e a indústria artesanal é praticada em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, utilizando técnicas passadas de geração em geração. Esta herança continua a vigorar com força no Município e exemplo disso é o facto de no ranking das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria cinco serem gondomarenses. A ourivesaria regista cerca de 60% da produção nacional. 

Depois dos Lenços de Namorados do Minho, da Olaria e Figurado de Barcelos, do Bordado de Guimarães, do Bordado de Viana do Castelo das Rendas de Bilros de Vila de Conde e da Viola Braguesa de Braga, este é já o 8º produto que terá selo de certificação em Portugal.

Certificacao Filigrana Gondomar