Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

18.jpg
Ao Som da Braguesa - com o Município de Amares - a certificação
Quarta, 23 de Setembro de 2015

Viola Braguesa - Amares

.
 
Lenços de Namorados do Minho em Londres no King's Collhege
Sexta, 18 de Setembro de 2015

LONDRES

14 Outubro 2015

Lenços de namorados do Minho no Festival de Artes e Humanidades do King's College em Londres

Exposição Fabric Letters. The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços de namorados)

A exposição Fabric Letters é uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London, organizada pelo Centro Camões e pela Adere-Minho (Minho, Portugal). O mote do festival em 2015 é o conceito de Fabrication (palavra de vários sentido em Inglês, criação e tecido), explorando temas como capacidade criativa humana, os tecidos (redes) da sociedade, do conhecimento e da linguagem.

A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades:

- exposição com uma seleção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados com versos tradicionais, com traduções em Inglês, Francês e Italiano, da qual foi elaborada uma brochura para o efeito, oferecida a todos os visitantes. 

- workshop de  iniciação à arte de bordar, com duas artesãs que ensinam a bordar os pontos básicos. Cada sessão dura cerca de 30 minutos (inscrições limitadas). O diálogo com as artesãs é mediado por intérpretes, quando necessário. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão.

- escrita criativa a partir de quadras tradicionais. Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes podem criar uma oferta única, escrevendo numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo.  São fornecidas reproduções a cores dos lenços bordados, com espaço para a dedicatória.

- colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.

Às 17:00 inicia-se uma visita guiada, com a presença de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera.

Esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações dos 25 anos da ADERE-MINHO que muito nos honra, e que levará o nome das nossas tradições e dos nossos artesãs ás terras de Sua Majestade.

.
 
25 anos ADERE-MINHO
Segunda, 14 de Setembro de 2015

Nova imagem 3

.
 
BASTOEMPREENDE visita ADERE-MINHO
Sábado, 29 de Agosto de 2015

Acompanhados pelo seu Presidente Engº Joaquim Barreto, um grupo de empresários de Cabeceiras de Bastos associados da BASTOEMPREENDE, visitaram esta manhã a ADERE-MINHO, para conhecer a realidade da nossa instituição enquanto Organismo de Certificação, e a experiência do Viveiro de Micro Empresas aqui instalado desde 2005.O Presidente da Adere-Minho Engº Abílio Vilaça deu a as boas vindas aos empresários e ao Presidente da BastoEmpreende Engº Joaquim Barreto, dando nota que é um honra poder partilhar e trocar experiências com os empresários de todos os concelhos, uma vez que Adere-Minho enquanto Organismo de Certificação neste momento já tem 6 produtos certificados (Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Renda de Bilros de Vila de Conde). 

O Engº Joaquim Barreto agradeceu a receptividade, a partilha e acima de tudo enalteceu a Adere-Minho pela sua evolução ao longo dos 25 anos de existência no seu papel de valorização do artesanato do Minho e consequente desenvolvimento na economia, e na captação de pessoas para o artesanato, para a preservação das nossas tradições. Esta visita contou ainda com a presença de autarcas do concelho de Vila Verde, nomeadamente Vereadores e Presidentes de Junta.

Basto Empreende 2  Basto Empreende 3

Basto Empreende 7  Basto Empreende 8

Basto Empreende 5  Basto Empreende 6

.
 
Boletim Edição Especial Assembleia da República 2015
Quarta, 19 de Agosto de 2015

Boletim AR

.
 
Boletim Semestral 2015
Quinta, 20 de Agosto de 2015

Boletim Semestral 2015

.
 
Presidente do Municipio de Guimarães torna-se Embaixador do Bordado de Guimarães na inauguração da Exposição no espaço de Jorge Silva Hair Concept
Sábado, 08 de Agosto de 2015

Decorreu ontem a inauguração de uma exposição que estará patente durante a próxima semana no espaço do nosso Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho e do Bordado de Guimarães Jorge Silva Concept, a exposição contou com a presença de quatro artesãs Camila Silva e Laura Fernandes, Carla Campos e Sameiro Fernandes, que estiveram toda a tarde a bordar.

A inauguração da exposição foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães – Dr. Domingos Bragança, contando com a presença dos Vice-Presidentes da Adere-Minho Augusto Pereira e Adelino Oliveira, do  Vereador do Município de Guimarães Dr. Ricardo Costa, bem como de outros convidados e clientes do próprio Jorge Silva.

O Presidente do Município enalteceu a iniciativa que foi promovida pelo conceituado profissional Jorge Silva que não só apoio a promoção e divulgação das nossas tradições como tem um espaço de 530m2 que estão ao serviço da nossa cultura mais genuína, e certificada pela ADERE-MINHO, Guimarães acolhe e pretende que iniciativas destas se repitam.

Jorge Silva agradeceu a forma entusiasta como Sr. Presidente aceitou o convite que lhe foi endereçado, nesse sentido juntamente com a Directora Geral da Adere-Minho Teresa Costa convidaram-no a fazer parte da lista de Embaixadores da instituição, sabendo que é um profundo admirador dos Bordados de Guimarães, assim foi-lhe oferecido um marcador de livros com bordado com outro ícone de Guimarães a Cantarinha dos Namorados.

O Presidente Dr. Domingos Bragança ficou muito emocionado e agradecido com a distinção, aceitando de imediato o repto, encetando desde já contactos com a ADERE-MINHO para um exposição de grandes dimensões num espaço nobre da cidade para divulgar o Bordado e Guimarães e os Lenços de Namorados do Minho característicos de Guimarães.

JS Ex GUI 6

JS Ex GUI 4  JS Ex GUI 2

 

.
 
Exposição no salão do embaixador Jorge Silva em Guimarães
Sexta, 31 de Julho de 2015

Cartaz

.
 
concurso INOVARTE 2015
Terça, 28 de Julho de 2015

INOVARTE 2015

Download de Desdobrável

 

.
 
Certificação das Rendas de Bilros de Vila de Conde - primeiro produto certificado após publicação Dec. Lei
Sábado, 25 de Julho de 2015

A ADERE-MINHO enquanto organismo acreditado pelo IPAC para certificar produtos artesanais não alimentares, procedeu hoje à certificação de mais uma tradição secular, as RENDAS DE BILROS DE VILA DE CONDE, cuja entidade promotora do processo é a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.
Esta cerimónia simbólica decorreu na abertura da 38ª Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde, que contou com a presença da Sra. Presidente do Município Dra. Elisa Ferraz, do Sr. Deputado da AR Engº Altino Bessa, e do Director Regional da Cultura Norte Dr. António Pontes, os Presidente da Direcção da Adere-Minho e da Associação Defesa Património Vila Conde – Engº Vilaça e Dr. Saraiva Dias, bem como outros convidados.

Neste dia histórico para Vila de Conde e para o artesanato Português, foi certificado o primeiro produto após publicação do Dec. Lei 121/2015 que regulamenta a partir de 30 Junho do corrente ano, o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Foram certificadas as primeiras peças das Rendilheiras - Maria da Guia (da UPA Rendas de Bilros); Maria da Conceição; Isabel Carneiro e Madalena Barbosa.

Rendas Bilros  1

Rendas Bilros  5 Rendas Bilros  7

Rendas Bilros  8 Rendas Bilros  9

Rendas Bilros  2 Rendas Bilros  3

Rendas Bilros  4 Rendas de Bilros escola

.
 
Apresentação do registo de Marca e Logótipo «Viola Braguesa dá mais um passo rumo à certificação»
Terça, 21 de Julho de 2015

Realizou-se no passado dia 21 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação pública do Registo de Marca e Logótipo da Viola Braguesa. Este é mais passo no processo de certificação do instrumento musical, cuja entidade promotora é o Município de Braga e que tem como organismo de certificação a Adere-Minho.

De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a certificação da Viola Braguesa é uma forma de assegurar que as tradições e os valores são mantidos, ao longo do tempo, fieis à sua identidade. Consideramos a Viola Braguesa um factor de atracção e projecção do território merecedor de uma garantia da qualidade”, afirmou. Entendemos que, a Viola Braguesa, era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos”, adiantou.

Por seu turno, Miguel Bandeira, Vereador do Município de Braga, sublinhou que a sessão revestiu-se de ´enorme significado´ para o património de Braga e de toda a região. “Ultrapassamos mais uma fase crucial no trabalho de certificação da Viola Braguesa. Estamos, com este processo, a contribuir para a defesa e manutenção da autenticidade deste património e, ao mesmo tempo, a ajudar a definir uma identidade colectiva que funcione como factor fundamental do desenvolvimento das comunidades”, afirmou.

A ADERE-MINHO é uma vez mais o organismo de certificação acreditado pelo IPAC escolhido para o processo de certificação, pelo sua vasta experiência, sendo também o único a nível nacional com processos de certificação artesanais não alimentares.Viola Braguesa

Viola Braguesa 2

.
 
Adere-Minho, Associação para Defesa do Património de Vila de Conde e o Município promovem sessão de sensibilização para a certificação das Rendas de Bilros de Vila de Conde
Segunda, 13 de Julho de 2015

A Câmara Municipal, em articulação com a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e a ADERE-MINHO promoveu uma sessão de esclarecimento acerca do processo de Certificação das Rendas de Bilros, no Salão Nobre do Centro Municipal de Juventude.

Dezenas de rendilheiras marcaram presença nesta sessão que se traduziu num momento importante e decisivo para a valorização deste património vilacondense, que importa manter vivo e presente no panorama local e nacional.

Com a Certificação das Rendas de Bilros pretende-se garantir a qualidade e a autenticidade do produto, identificar as suas caraterísticas próprias e, acima de tudo, valorizar esta arte e as rendilheiras.

RBVC

RBVC2

.
 
Primeira edição da iniciativa ADERE Moda pelas mãos das empreendedoras das Micro-Empresas do Viveiro da ADERE-MINHO
Sábado, 11 de Julho de 2015

Foi uma noite de glamour, grande dinâmica e evidente qualidade. Quatro jovens empresárias instaladas no Viveiro de Empresas da Adere-Minho mostraram que a “união faz a força”. Juntaram oito modelos locais, reuniram roupa e vestuário de marcas próprias, usaram as qualificações internas para pentear cabelos e tratar as unhas, atreveram-se a “lançar a iniciativa”, a promover o evento e a gerar novos desafios para o futuro. Com isto, tiveram visibilidade o “Viveiro de Empresas” da Adere-Minho, em Soutelo, existe e tem diversidade e muita qualidade e o muito público presente ficou rendido. Belo exemplo de empreendedorismo no feminino.

A Associação Empresarial de Vila Verde – AEVIVER atribui nessa noite os prémios das Montras Populares 2015, alusivo às festas populares de Junho, aproveitou o momento final do Desfile para revelar os vencedores do concurso. Segundo o Presidente da AEVIVER, José Morais - «o evento surgiu, essencialmente, para chamar a atenção para os viveiros da Adere-Minho e para as micro-empresas vilaverdenses aqui instaladas. Associamos-nos a esta dinâmica de quatro empresárias, a que se juntaram (no total) 13 micro e médias empresas. É um contributo na promoção e na valorização do trabalho que fazem e da qualidade que apresentam, como hoje constatamos». (Fonte: O VilaVerdense)

Adere moda

Adere moda7  Adere moda15

VV desfile VV desfile44

.
 
Deputada Carla Cruz é empossada Embaixadora da certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 10 de Julho de 2015

Carla Cruz, deputada da CDU pelo distrito de Braga, deslocou-se, numa visita à ADERE-MINHO, Organismo de Certificação que nomeou a deputada Embaixadora dos Lenços dos Namorados do Minho certificados.

A deputada do PCP na Assembleia da República fez-se acompanhar por uma comitiva da CDU, na qual marcou presença Hugo Gonçalves, eleito na Assembleia Municipal de Vila Verde. Carla Cruz valorizou o papel da ADERE-Minho na “preservação da identidade do Minho e desenvolvimento da região”,

CC visita

CC visita2

 

.
 
As micro-empresas do Viveiro da ADERE-MINHO a dinamizar o seu negócio
Segunda, 22 de Junho de 2015

ADERE MODA

.
 
ADERE-MINHO anuncia aprovação da Legislação da certificação dos Produtos Artesanais
Terça, 09 de Junho de 2015

A aprovação da legislação da Certificação dos produtos artesanais não alimentares, ou seja, o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais – foi aprovado em Conselho de Ministro a 28 de maio de 2015.
O Deputado Engº Altino Bessa foi sem dúvida nos últimos anos o Embaixador das Tradições Minhotas certificadas que mais se empenhou para que esta Legislação fosse uma realidade. A ADERE-MINHO agradece-lhe publicamente a dedicação, determinação e coragem de tornar esta causa, uma causa sua também.Há muito que a  Adere-Minho "reclamava a publicação deste Dec.Lei, nomeadamente este ano esteve com um grupo grande de artesãos de produtos certificados numa exposição na Assembleia da República também a convite do Deputado Altino Bessa para alertar  o Parlamento desta necessidade. Uma persistência de há muitos anos em que muitos outras instituições se empenharam. Assim com a publicação em Diário da República desta legislação é unanimemente reconhecida a importância das artes e ofícios e do artesanato na afirmação da identidade nacional, na sua pluralidade cultural, na criação de factores competitivos assentes nessa diferença, na promoção do desenvolvimento local e da fileira turística, na valorização de profissões com conteúdo criativo e na promoção do emprego qualificado, inclusive junto das gerações mais jovens.

A promoção de condições que permitam a consolidação e afirmação da produção artesanal portuguesa, bem como a defesa da genuinidade dos seus produtos artesanais portugueses é uma condição fundamental para a sua protecção e valorização, quer no mercado nacional quer internacional, defendendo-as da concorrência desleal de produtos vindos de países terceiros, manufacturados em contextos sócio laborais muito distintos e com custos de produção irrisórios, o que se traduz em prejuízo para os próprios produtores e consumidores. Tal como também defendeu Sr. Deputado Engº Altino Bessa também é uma mais valia para o Turismo, pois permite a valorização de um património muito importante, neste momento são 5 as tradições certificadas, todas do Minho, mas a Legislação é para o território nacional e permitirá a valorização das suas regiões e da sua idiossincrasia.

A ADERE-MINHO no ano em que celebra o seu 25º aniversário não podia ter melhor noticia, pois apesar do seu nome ser Minho pretende Garantir a Tradição Portuguesa e certificar todos os produtos de norte a sul de Portugal. Neste momento são 5 os produtos que entrarão directamente do Sistema Nacional : Lenços de Namorados do Minho; Figurado de Barcelos; Olaria de Barcelos; Bordado de Guimarães; Bordado de Viana do Castelo, até final do ano teremos as Rendas de Bilros de Vila do Conde,  Viola Braguesa, Tapete de Arraiolos de Portugal, Bordado de Crivo S. Miguel da carreira; Bordado de Tibaldinho e Junça da Beselga e em 2016 contamos vir a certificar mais do dobro destes produtos. 

Dec Lei Aprov 3 Dec Lei Aprov 4

Dec Lei Aprov 2  Dec Lei Aprov 1

.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 5 de 31