Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

07.jpg
Entrega os prémios da 6ºedição "Concurso de Ideias Inovadoras para o Artesanato"
Domingo, 01 de Janeiro de 2012

Adere Minho entregou os prémios da 6ºedição ‘Concurso de Ideias Inovadoras para o Artesanato’, que teve por base o Ano Internacional da Química.

Aqui ficam os tês vencedores:

1º Prémio - Einstein com Marie Curie` da autoria de Manuel Gonçalves Macedo
2º Prémio - “Experiência no Laboratório”, da autoria de Manuel Ferreira Machado, de Braga;
3º Prémio - “A Surpresa do Fogo”, de Helena Isabel Oliveira Almeida, de Guimarães.

Entrega os prémios da 6ºedição ''Concurso de Ideias Inovadoras para o Artesanato'' Entrega os prémios da 6ºedição ''Concurso de Ideias Inovadoras para o Artesanato''
.
 
Hélder Reis na promoção da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Terça, 13 de Dezembro de 2011

O apresentador e repórter  da RTP que há vários anos tem realizado pequenas reportagem promovendo as nossas tradições certificados, nomeadamente Lenços de Namorados do Minho, olaria e Figurado de Barcelos, esteve na sede da Adere-Minho e recebeu um Lenço de Namorados do Minho certificado com mensagem de carinho e amizade pela forma vigorosa como tem defendido a certificação dos produtos artesanais.

A Adere-Minho e os artesãos ganham mais um Embaixador e agradecem mais este contributo na caminhada da promoção e divulgação das tradições portuguesas certificadas.

Hélder Reis na promoção da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho Hélder Reis na promoção da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
.
 
RTP promove e sugere neste Natal "Compre o melhor que se faz em Portugal"
Terça, 13 de Dezembro de 2011

A RTP no programa “Natal d’Ouro 2011”, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, promoveu e sugeriu aos portugueses que comprem prendas nesta Natal produzidas em Portugal, entre várias marcas conceituadas como lápis Viarco, os sabonetes da empresa portuguesa Arch Brito, também recomendaram os produtos artesanais do Minho, os Lenços de Namorados do Minho, a Olaria e o Figurado de Barcelos, o Bordado de Guimarães, todos produtos certificados e os Bordados de Viana do Castelo em processo de certificação.

A Adere-Minho recebeu a visita do Pai Natal com o apresentador Hélder Reis, que junto das nossas artesãs promoveram as tradições do Minho certificadas.

RTP promove e sugere neste Natal ''Compre o melhor que se faz em Portugal'' RTP promove e sugere neste Natal ''Compre o melhor que se faz em Portugal''
RTP promove e sugere neste Natal ''Compre o melhor que se faz em Portugal'' RTP promove e sugere neste Natal ''Compre o melhor que se faz em Portugal''
.
 
Actriz de "Lanços de Sangue" Teresa Tavares recebe Lenços de Namorados do Minho
Domingo, 27 de Novembro de 2011
A Adere-Minho entregou um lenço personalizado à actriz TERESA TAVARES que assim se torna embaixadora da Promoção da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho.
Jovem, talentosa, bonita e muito simpática, atenta à nossa cultura, aceitou logo o repto da Adere-Minho para vir receber um Lenço de Namorado do Minho certificado, comprometendo-se a divulgar esta tradição, sendo defensora que se deve preservar o nosso património histórico e material. Esta actriz apesar de jovem tem uma carreira que já conta como participação em várias telenovelas, tais como: Flor do Mar, Jura, Os Serranos, Anjo Selvagem, Jardins Proibidos, entre outros. Trabalha com frequência em cinema, apresentou o programa mais visto pelos jovens na Sic Radical – Curto Circuito, mas o seu último trabalho foi em Laços de Sangue no papel de Catarina, telenovela que ganhou o prémio – EMMY - de melhor telenovela 2011, recebido esta semana.

Teresa Tavares Teresa Tavares
.
 
Adere-Minho assinala dia de 25 Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
Domingo, 27 de Novembro de 2011

A Adere-Minho, no âmbito do projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces, financiado pelo POPH medida 7.3. da CIG (Comissão para Igualdade de Género), assinalou durante toda esta semana, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em parceria com a Coordenação do Núcleo de Educação para a Saúde da Escola Secundária Alcaides Faria em Barcelos, está a realizar um conjunto de Sessões de Sensibilização aos jovens do 10º ao 12º com a temática Violência no Namoro, abarcando cerca de 900 alunos desta escola.

Este projecto que a Adere-Minho iniciou em Julho deste ano, tem como objectivo principal a promoção da igualdade de género e oportunidades através de acções de informação e sensibilização, abrangendo diversos públicos estratégicos, entre eles jovens, neste sentido uma das actividades previstas é CAMPANHA SOBRE IGUALDADE NA COMUNIDADE ESCOLAR.

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
.
 
A ADERE-MINHO realiza Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Quarta, 23 de Novembro de 2011

A ADERE-MINHO, realizou uma Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO, para empresários e gestores de empresas onde estiveram também representadas as 25 empresas que aderiram ao projecto Dinamizar III, no âmbito da medida 3.1. Formação Acção para micro e PME’s, cuja entidade promotora é a CCP – Confederação de Comércio Português.

O convidado da Adere-Minho para esta sessão foi o conceituado psicólogo Jorge Sequeira, docente em mais de uma dezena de universidades é um grande especialista em Negociação, Liderança, Motivação e Condução de Equipas. Na sua carreira conta com a participação na equipa técnica do S. C. de Braga (era do Treinador Jesualdo Ferreira)no alto rendimento desportivo. Também é prelector nos cursos para treinadores e nessa qualidade, foi professor de vários técnicos entre os quais José Mourinho.

A ADERE-MINHO realiza Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO A ADERE-MINHO realiza Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
A ADERE-MINHO realiza Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO A ADERE-MINHO realiza Palestra sobre LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
.
 
Adere-Minho em Alta oferece Lenço de Namorados do Minho certificado a Daniel Oliveira
Domingo, 06 de Novembro de 2011

Daniel Oliveira esteve em Braga para apresentar o livro “Alta Definição – O que dizem os teus olhos”, e nós não podíamos deixar de lhe oferecer uma tradição Minho, assim a ADERE-MINHO ofereceu um Lenço de Namorados do Minho, como sinal de reconhecimento pelo excelente trabalho e percurso que tem tido na televisão.

Os nossos olhos dizem que …. valeu a pena, divulgar esta tradição e a sua certificação em Alta para o Daniel Oliveira.

Adere-Minho em Alta oferece Lenço de Namorados do Minho certificado a Daniel Oliveira Adere-Minho em Alta oferece Lenço de Namorados do Minho certificado a Daniel Oliveira
.
 
Adere-Minho apresenta projecto FORMAR PARA A IGUALDADE
Sexta, 23 de Setembro de 2011
A Adere-Minho apresentou o projecto “Formar para a Igualdade”, aprovado no âmbito da medida 7.2 do POPH, com a presença da Dra. Joana Marteleiro do Secretariado Técnico da CIG (Comissão de Igualdade de Género), onde foi explicado detalhadamente os seus objectivos, público alvo, e actividades, que pode consultar no nosso link – FORMAR PARA A IGUALDADE . No final da sessão foram assinados protocolos de parceria representativas de várias entidades que farão parte  deste projecto, tais como: Junta de Soutelo; Eb23 de Prado; Casa do Professor e a cooperativa A Relha.

Adere-Minho apresenta projecto FORMAR PARA A IGUALDADE Adere-Minho apresenta projecto FORMAR PARA A IGUALDADE
Adere-Minho apresenta projecto FORMAR PARA A IGUALDADE Adere-Minho apresenta projecto FORMAR PARA A IGUALDADE
.
 
Eunice Muñoz Embaixadora da certificação dos LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO
Segunda, 19 de Setembro de 2011

A completar 70 anos de carreira a consagrada actriz Eunice Muñoz recebeu a equipa da Adere-Minho no Porto onde está apresentar a peça “O Comboio da Madrugada”, para receber um Lenço de Namorados do Minho certificado e personalizado, tornando-se assim Embaixadora da certificação das tradições Minhotas.

Com muita simpatia e disponibilidade disse que é um prazer e um privilégio se juntar ao trabalho desenvolvido pela Adere-Minho e receber tão belas obras de arte.

A actriz recebeu ainda uma peça do Figurado de Barcelos da artesã Júlia Côta, que foi gentilmente oferecida pelo Município e Barcelos.

A Adere-Minho sentiu-se honrada com este gesto da actriz, sendo um privilégio poder contar com tamanha personalidade no leque de Embaixadores das nossas tradições certificadas.

 

Eunice Muñoz Embaixadora da certificação dos LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO Eunice Muñoz Embaixadora da certificação dos LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO
Eunice Muñoz Embaixadora da certificação dos LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO Eunice Muñoz Embaixadora da certificação dos LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO
.
 
ADERE-MINHO na RTP – Festa das Vindimas a promover as Tradições Minhotas Certificadas
Domingo, 18 de Setembro de 2011

A Adere-Minho foi uma vez mais convidada pela RTP – programa Festa das Vindimas para promover a nossa cultura, através das tradições já certificadas. Dando ênfase aos Lenços de Namorados do Minho bordados e certificados pela artesã Rosa Maria de Melgaço, no entanto ainda houve tempo para um pequeno desfile com peças bordados com motivos do regresso á aulas, bem como falar da Olaria e Figurado de Barcelos, do Bordado de Guimarães e do próximo produto a certificar que são os Bordados de Viana do Castelo.
Os apresentadores Carlos Alberto Moniz e Joana Teles foram convidados a vir à Adere-Minho receber Lenço personalizado.

ADERE-MINHO na RTP – Festa das Vindimas a promover as Tradições Minhotas Certificadas ADERE-MINHO na RTP – Festa das Vindimas a promover as Tradições Minhotas Certificadas
ADERE-MINHO na RTP – Festa das Vindimas a promover as Tradições Minhotas Certificadas ADERE-MINHO na RTP – Festa das Vindimas a promover as Tradições Minhotas Certificadas
.
 
Balanço dos processos de Certificação das Tradições Minhotas
Terça, 30 de Agosto de 2011
Balanço dos processos de Certificação das Tradições Minhotas

Lenços de Namorados do Minho; Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo

A Adere-Minho, faz um pequeno balanço dos 8 primeiros meses de 2011 no que diz respeito aos processos de certificação existentes no continente, tendo-se verificado face ao ano anterior (2010) um maior número de adesões por parte dos artesãos e de peças certificadas, isto porque cada vez mais os artesãos querem vender qualidade e garantia de tradição e o consumidor atento, prefere ter um produto genuíno que sabe a mais valia e o seu significado.

Assim, no que diz respeito aos Lenços de Namorados do Minho, temos o registo de 11 artesãs e 2 Unidades Produtivas artesanais. Céu Cunha e Mi-Linha, foram quem se destacou com mais lenços certificados e que por outro lado em 2011 a Aliança Artesanal, Associação Pedras Brancas e Associação C.R. M. Aboim da Nóbrega não certificaram qualquer Lenço de Namorado do Minho.
.
Ler mais...
 
TONY CARREIRA recebe Lenço de Namorados do Minho Certificado
Sábado, 30 de Julho de 2011

A Adere-Minho foi recebida pelo cantor Tony Carreira, tendo oferecido um Lenço de Namorados do Minho certificado, elaborado especialmente para o cantor. O lenço espelha o amor que o Tony Carreira tem pela música.

Uma vez que esteve no Minho também recebeu uma peça certificado do Figurado de Barcelos – um Minhoto do artesão Manuel Macedo.

A Adere-Minho agradece a forma simpática como foi recebida podendo uma vez mais promover as tradições minhotas certificadas.

Tony Carreira Tony Carreira
Tony Carreira
.
 
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Sábado, 30 de Julho de 2011

A Adere-Minho apresentou, o projecto PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces), que terá duração de dois anos, visa a implementação de acções de informação e sensibilização que promovam a igualdade de género e oportunidades, abrangendo diversos públicos estratégicos no distrito de Braga.

O eurodeputado Dr. Nuno Melo marcou presença nesta sessão, tendo enaltecido a iniciativa, uma vez que «em momentos de crise as atitudes discriminatórias tendem a ter maior expressão».

O presidente da Adere-Minho, Abílio Vilaça, destacou que a associação, enquanto agente social, apresenta especial preocupação com a temática da igualdade de géneros. Nesta sessão foram assinados Protocolos de Parceria estratégicos para este projecto, nomeadamente com o Correio do Minho; Esprominho e A Relha – Cooperativa CRL.

O Eurodeputado Dr. Nuno Melo juntou-se ainda à promoção da certificação, tornando-se assim embaixador desta causa da Adere-Minho, tendo recebido um Lenço de Namorados do Minho certificado e um Galo de Barcelos certificado.

PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces) PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces) PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces) PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces) PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
.
 
DEOLINDA recebem Lenço de Namorados do Minho certificado
Sábado, 23 de Julho de 2011
Os Lenços de Namorados do Minho ganharam mais quatro embaixadores da promoção da certificação, o grupo DEOLINDA, receberam um Lenço das mãos do Presidente da Adere-Minho. Ana Bacalhau e os colegas de grupo ficaram encantados e muito sensibilizados por também eles terem sido eleitos para receber tradições portuguesas certificadas. Profundos conhecedores do artesanato inclusive um dos elementos é coleccionador de obra de artesanato, prometeram voltar, visitar a Adere-Minho e divulgar as nossas tradições, nomeadamente os Lenços de Namorados do Minho e o Figurado de Barcelos, pois o Sr. Vereador do Município de Barcelos não perdeu esta oportunidade e esteve com a Adere-Minho e os DEOLINDA, oferendo-lhe um coreto em barro, elaborado pelos irmãos Baraça.
A Adere-Minho uma vez mais agradece a simpatia e grande humildade dos DEOLINDA. Os artesãos e o artesanato ficam-lhe gratos.

DEOLINDA recebem Lenço de Namorados do Minho certificado DEOLINDA recebem Lenço de Namorados do Minho certificado
DEOLINDA recebem Lenço de Namorados do Minho certificado DEOLINDA recebem Lenço de Namorados do Minho certificado
.
 
ADERE-MINHO no programa "Verão Total"
Quarta, 20 de Julho de 2011

ADERE-MINHO promove certificação Lenços dos Namorados do Minho no programa VERÃO TOTAL dedicado à Maravilha da Gastronomia “Pudim Abade de Priscos

Braga recebeu o programa da RTP – "VERÃO TOTAL” dedicado a uma das Maravilhas da Gastronomia o Pudim Abade de Priscos. A Adere-Minho foi mais uma vez convidada para estar presente promovendo e divulgando os Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação.
Tivemos ainda oportunidade de fazer um mini desfile com roupas para o Verão todas com os motivos e para diferentes idades dos 8 anos aos 70 anos, onde podemos contar com a colaboração de alunos da Esprominho da área de Design e Moda.

Verão Total Verão Total
Verão Total Verão Total
.
 
FIA 2011
Quinta, 07 de Julho de 2011
Ministro da Economia Dr. Álvaro Santos Pereira inaugurou FIA 2011 acompanhado do Presidente do CENA (Conselho Estratégico para Artesanato da AIP) e Presidente da ADERE-MINHO – Eng.º Abílio Vilaça Fórum FIA 2011

No passado dia 25 Junho Sua Excelência o Ministro da Economia Dr. Álvaro Santos Pereira inaugurou a grande feira de artesanato nacional FIA, acompanhado do Presidente do CENA – Eng.º Abílio Vilaça, o Presidente da Fundação AIP , Comendador Rocha de Matos e o Presidente do IEFP, Dr. Francisco Madelino. Encantado com este sector, pode visitar os vários expositores, incluído o do Município de Barcelos, com a Olaria e o Figurado certificado.
Entretanto no dia 29 Junho o CENA organizou o seu III Fórum de debate, que contou naturalmente com a presença da Adere-Minho, e com uma artesã minhota Camila Silva, bordadeira dos Lenços de Namorados do Minho (1º produto certificado no continente) que falou do seu sucesso este ano que faz 10 anos de actividade.

Inauguração FIA 2011 Inauguração FIA 2011
Inauguração FIA 2011 Inauguração FIA 2011
Inauguração FIA 2011 Inauguração FIA 2011
.
 
« InícioAnterior11121314151617181920SeguinteFinal »

Página 20 de 31