Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

06.jpg
CHEFE HERNÂNI ERMIDA Embaixador da certificação
Sexta, 24 de Fevereiro de 2012

O Chefe Hernâni Ermida tornou-se no mais recente EMBAIXADOR da Certificação, e a convite da Adere-Minho, esteve em Soutelo recendo um Lenço de Namorados do Minho certificado e personalizado, bordado pela artesã Camila Silva, bem como uma Minho do Figurado certificado de Barcelos do artesão Manuel Macedo. O Chefe sentiu-se honrado e agradecido por este reconhecimento da Adere-Minho prometendo divulgar esta tradição tão rica minhota com o lema da certificação.

Esta visita inseriu-se na actividade de Campanha nas Escolas do nosso projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces, da medida 7.3. do POPH, que pretende sensibilizar para a questão do género na comunidade escolar, o assunto abordado hoje foi a questão das profissões de forma a eliminar os estereótipos.

As turmas do 3º e 4º ano da Eb1 de Soutelo, muito atentas ao percurso do Chefe Hernâni Ermida colocaram diversas questões, desde logo se não achava que a sua profissão não era de mulher, à qual o Chefe respondeu e muito bem, que apesar da influência da sua avô e mãe que eram excelentes cozinheiras, a vocação é algo que nasce com a pessoa e o conselho ficou para todos “sigam os vossos sonhos, independentemente do resto, mais vale fazer o que gostamos e sermos felizes”.

Chefe Hernâni Ermida Embaixador da Certificação Chefe Hernâni Ermida Embaixador da Certificação
Chefe Hernâni Ermida Embaixador da Certificação Chefe Hernâni Ermida Embaixador da Certificação
Chefe Hernâni Ermida Embaixador da Certificação
.
 
ADERE-MINHO na Praça da Alegria
Quarta, 15 de Fevereiro de 2012

A Adere-Minho, esteve na Praça da Alegria, para entregar a distinção à RTP e ao programa pela forma como têm promovido e divulgado a tradição dos Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação, contando com a presença de 4 das 5 artesãs distinguidas no âmbito da comemoração dos 10 anos da certificação.

Apresentou ainda as t-shirts e sacos de praia, com a colaboração dos alunos da Esprominho.

ADERE-MINHO na Praça da Alegria ADERE-MINHO na Praça da Alegria
ADERE-MINHO na Praça da Alegria ADERE-MINHO na Praça da Alegria
.
 
ADERE-MINHO prestigia artesãs e Órgãos de Comunicação Social
Terça, 14 de Fevereiro de 2012

A Adere-Minho fez um balanço de 10 anos de certificação do primeiro produto de artesanato com selo de garantia e autenticidade  no continente, os Lenços de Namorados do Minho.

Nesta cerimónia a entidade certificadora distinguiu reconhecida pelo seu contributo empenho na valorização e preservação desta tradição contributo, as artesãs Glória Barros, Céu Cunha, Helena Silva, Rosa Lopes e Camila Silva, e os órgãos de comunicação social Correio do Minho (representado pelo seu Director Paulo Monteiro), Diário do Minho (representado pelo seu Director Silva Pereira), O Vila Verdense (representado pelo seu Director Carlos Silva), Terras do Homem (representado pelo seu Director Hélder Fernandes) e a RTP (representado pela Directora de Programas Luísa Calado) pela forma empenhada como sempre divulgaram esta tradição e a sua certificação.

Gloria Barros Ceu Cunha
Helena Silva Rosa Lopes
Camila Silva Paulo Monteiro
Silva Pereira Carlos Silva
Helder Fernandes ADERE-MINHO prestigia artesãs e Órgãos de Comunicação Social
 

.
 
Adere-Minho com ESMAX e Camila Silva
Segunda, 13 de Fevereiro de 2012

A  parceria da Adere-Minho com Agrupamento de Escolas de Maximinos também foi estendida à ESMAX, com a artesã  Camila Silva onde bordou ao vivo, conversou com os alunos e divulgou os seus produtos. Além dos Lenços de Namorados do Minho certificados, aproveitou para mostrar aos alguns dos muitos produtos em que, manualmente, aplica motivos alusivos aos Lenços, nomeadamente peças cerâmicas, caixinhas de madeira, t-shirts, blusas, sacos. “

Adere-Minho com ESMAX  e Camila Silva Adere-Minho com ESMAX  e Camila Silva
.
 
Adere-Minho em parceria com Agrupamento Escolas de Maximinos na promoção dos Lenços de Namorados do Minho
Segunda, 13 de Fevereiro de 2012

A Adere-Minho e o Agrupamento de Escolas de Maximinos e aproveitaram o Dia de São Valentim para divulgar, junto da comunidade educativa, os Lenços de Namorados do Minho, na Biblioteca da EB 2,3 Frei Caetano Brandão, além de uma exposição de Lenços de Namorados e de objectos decorativos com motivos alusivos a estes bordados minhotos, o destaque foi para a presença de Fernando Rei, um jovem “bordadeiro”. A convite da Adere-Minho, no âmbito do Projecto PICA /Promover a Igualdade Construindo Alicerces, Fernando Rei bordou Lenços ao vivo, despertando a curiosidade dos alunos e professores que passaram pela biblioteca.

“Para mim, bordar é um hobby, ajuda-me a descontrair, bordar é algo que faço por gosto e que aprendi naturalmente porque sempre gostei de conhecer e de preservar a nossa cultura”,

contou Fernando Rei, assume que a paixão pelos bordados lhe está no sangue, apesar de ter consciência de que não é muito habitual encontrar homens que saibam e gostem de bordar.

 Adere-Minho em parceria com Agrupamento Escolas de Maximinos na promoção dos Lenços de Namorados do Minho  Adere-Minho em parceria com Agrupamento Escolas de Maximinos na promoção dos Lenços de Namorados do Minho

.
 
Certificação Lenços de Namorados do Minho 10 Anos
Segunda, 13 de Fevereiro de 2012

Certificação Lenços de Namorados do Minho 10 Anos

.
 
Adere-Minho promove e divulga artesãos e tradição dos Lenços de namorados do Minho no Mega Agrupamento ESMAX
Sexta, 10 de Fevereiro de 2012

PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO CERTIFICADOS

A ADERE-MINHO em pareceria com a equipa PES do Mega Agrupamento de Escolas ESMAX estará no próximo dia 13 de Fevereiro, pelas 14.30 nas Bibliotecas da Escola Frei Caetano e da Escola Secundária de Maximinos, com uma exposição de Lenços de Namorados do Minho certificados e outros produtos associados aos motivos. Durante a tarde estarão presentes a artesã Camila Silva e um dos poucos “bordadeiros” Fernando Rei.

.
 
Adere-Minho entrega 3º Prémio um Lenço de Namorados do Minho
Sexta, 10 de Fevereiro de 2012

passatempo dia dos namorados

Adere-Minho entrega 3º Prémio um Lenço de Namorados do Minho, no Passatempo do Dia dos Namorados organizado pelo S. C. Braga, no intervalo do jogo lá estivemos. Parabéns Profº Virgílio e esposa, que venceram com  a seguinte quadra:

EU TENHO DUAS PAIXÕES
QUAL DELAS A MAIS VERDADEIRA
SÓ AS JUNTO NAS EMOÇÕES
VIVIDAS À NOITE NA PEDREIRA

Adere-Minho entrega 3º Prémio um Lenço de Namorados do Minho

.
 
ADERE-MINHO oferece um Lenço de Namorados do Minho certificado ao Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho
Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

Neste mês de Fevereiro a ADERE-MINHO prossegue na promoção da certificação dos Lenços de Namorados do Minho, produto de excelência nesta época em que o romance é por todos lembrado. A Adere-Minho na Presidência do CENA (Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato da AIP) esteve com o nosso Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, oferecendo-lhe um Lenço de Namorado do Minho certificado personalizado com o seu nome. Agradecemos a disponibilidade e simpatia do Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho.

ADERE-MINHO oferece um Lenço de Namorados do Minho certificado ao Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

.
 
ADERE-MINHO na comemoração dos 175 anos da AIP
Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

A AIP-CCI Comemorou os 175 anos, exemplo de associativismo faz parte do património do nosso país. Neste sentido o Presidente da Adere-Minho - Engº Abílio Vilaça que é o rosto da Presidência do CENA (Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato da AIP), esteve presente nesta sessão com a presença do Primeiro Ministro Dr. Pedro Passos Coelho, do Presidente da Comissão Europeia Dr. Durão Barroso, entre outros membros do Governo, serviu também, para homenagear e agraciar dez figuras e instituições, de vários quadrantes da sociedade, que se evidenciaram pelo trabalho realizado nos últimos anos entre elas o General Ramalho Eanes (Ex-Presidente da República).
A ADERE-MINHO também felicitou seus responsáveis, Comendador Rocha de Matos (Presidente Conselho Geral AIP-CCI), e Dr. José Eduardo Carvalho (Presidente da Direcção da AIP-CCI), oferecendo-lhe um Lenço de Namorados do Minho certificado.

ADERE-MINHO na comemoração dos 175 anos da AIP

.
 
A ADERE-MINHO 10 anos depois atinge o nº 4000 na Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Segunda, 30 de Janeiro de 2012

A ADERE-MINHO 10 anos depois atinge o nº 4000 na Certificação dos Lenços de Namorados do Minho

A ADERE-MINHO ao longo dos seus 22 anos de existência, foi-se afirmando sendo hoje uma instituição com um trabalho de qualidade na área das artes e ofícios, reconhecida pelas mais diversas entidades e artesãos, e tornando-se no primeiro organismo de certificação no continente para os produtos artesanais do Minho, em parceria com as respectivas entidades promotoras - Câmaras Municipais de Barcelos e Viana do Castelo e a Oficina em Guimarães.

São já 5 produtos artesanais na região do Minho com selo que garante autenticidade, qualidade e tradição, Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo.

Em 2002 certificou o 1º Lenço de Namorados do Minho, e passados 10 anos atingiu a marca notável de 4000 Lenços que obtiveram certificação, dentro das especificações do Caderno e Regulamento elaborados para o efeito.

A Adere-Minho está a contribuir decisivamente para a melhoria de vida dos artesãos e sobretudo a fazer um país mais justo e qualificado, um país que protege a sua cultura e as suas tradições é um país com futuro, com memória que dignifica as suas gentes.

Estamos a proteger a memória colectiva do que nos afirma como povo culto, respeitador do que de melhor se fazia no passado e como tal deve perdurar.

.
 
Mostra de Bordado de Guimarães
Segunda, 23 de Janeiro de 2012

Chegou ao final um percurso de formação em Bordado de Guimarães, realizado em parceria com o IEFP (Centro de Emprego de Guimarães e Centro de Formação de Mazagão), A Oficina, a Câmara Municipal de Guimarães e a Adere-Minho, e colaboração especial (oferta dos materiais) das empresas Coats & Clark e Sampedro S.A. Estas acções decorreram ao longo do ano de 2011 culminando, com uma acção de especialização, da qual saíram 16 formandas aptas para criarem o seu próprio emprego nesta actividade artesanal, pedirem a carta de artesãs e passarem a vender os seus produtos certificados.

Os trabalhos das artesãs podem ser apreciados no Museu de Alberto Sampaio até meados de Fevereiro.

Mostra de Bordado de Guimarães

.
 
Carlos Daniel promove a certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 13 de Janeiro de 2012

A Adere-Minho têm a partir de hoje mais um embaixador na promoção da certificação dos Lenços de Namorados do Minho, o jornalista excelência Carlos Daniel, pivô do “Jornal da Tarde”, da RTP 1 e apresentador/moderador do programa de debate político “Ordem do Dia” na RTP Informação.

 Carlos Daniel promove a certificação dos Lenços de Namorados do Minho  Carlos Daniel promove a certificação dos Lenços de Namorados do Minho
.
 
Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912)
Domingo, 08 de Janeiro de 2012

A Adere-Minho teve a honra de receber Sua Alteza Real Dom Duarte para uma visita pelo artesanato do Minho, numa passagem pelo Viveiro de artesanato, com explicação de muitas das nossas artes e ofícios em destaque para os produtos com selo da certificação, nomeadamente Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo.

A Direcção da Adere-Minho enalteceu o trabalho defendido por Dom Duarte, agraciando-o com oferta de um Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912), bordado pela artesã Rosa Lopes. O Vereador da Cultura do Município de Barcelos Dr. César Pires que também marcou presença ofereceu a Dom Duarte (Duque de Barcelos), um minhoto do artesão Manual Macedo, uma peça certificada do Figurado de Barcelos.

Desafiado a abrir o próximo ciclo de conferências de Soutelo “Fazer futuro no Minho” sugeriu a temática da defesa paisagens, no contexto em que “o Minho é uma das zonas mais belas do país”, justificou, deu ainda nota que “As grandes empresas são importantes para a economia, mas é imperioso que haja uma rede de pequenas empresas organizadas e nesse contexto o trabalho da Adere-Minho é muito válido”.

d_duarte_01 Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912)
Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912) Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912)
Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912) Dom Duarte Pio de Bragança visita ADERE-MINHO e recebe Lenço de Namorados do Minho certificado (réplica original de 1912)
.
 
Herman José recebe Tradições Minhotas certificadas
Domingo, 08 de Janeiro de 2012

A Adere-Minho foi recebida por Herman José no final do espectáculo ONE (HER)MAN Show 2012 no Theatro do Circo em Braga. Um espectáculo fantástico com o Herman José no melhor de si mesmo. A Adere-Minho ofereceu-lhe um Lenço de Namorados do Minho certificado, personalizado, bordado pelo artesã Camila Silva, bem como uma minhota do Figurado de Barcelos do artesão Manuel Macedo.
A quadra bordada no lenço inspirada na música do beijinho é mais um pedido de namoro à divulgação das nossas tradições:

“Oh Herman tu não sabes, tu não sabes, tu não sabes
Que isto de dar um lencinho é um costume antigo
Mas quem te disse, quem te disse, quem te disse
Que por receberes um lencinho tinhas que casar comigo.”

Herman José recebe Tradições Minhotas certificadas Herman José recebe Tradições Minhotas certificadas
Herman José recebe Tradições Minhotas certificadas Herman José recebe Tradições Minhotas certificadas
.
 
Bem hajam por nos ajudar a Promover as nossas Tradições Certificadas
Domingo, 01 de Janeiro de 2012

Bem hajam por nos ajudar a Promover as nossas Tradições Certificadas.
2011 Missão cumprida… em 2012 há mais.

Bem hajam por nos ajudar a Promover as nossas Tradições Certificadas
.
 
« InícioAnterior11121314151617181920SeguinteFinal »

Página 19 de 31