Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

04.jpg
Desfile promovido Bragahabit, com apoio Adere-Minho e apresentação Ana Paula Mota (Picolé)
Sexta, 29 de Junho de 2012

Um desfile promovido pela BragaHabit, com parceria da Adere-Minho, na organização e com as CLDS (Contractos Locais Desenvolvimento Social) e os Ecoclubes, com apresentação da actriz Ana Paula Mota (Picolé).
Este evento contou com a colaboração dos modelos da Mi-linha vestuário com Bordados dos motivos dos Lenços de Namorados do Minho, com especial participação dos alunos de moda da Esprominho, e com penteados e maquilhagem do salão de beleza Carpe Diem.
Neste pequeno espectáculo ficou demonstrado ser possível, com muita criatividade, usar material reciclável, na confecção de peças de vestuário. O júri do Concurso dos modelos elaborados pelos Eco-Clubs em material reciclado: Adere-Minho - Teresa Costa; Mi-Linha – Camila Silva; Bragahabit - Nuno Araújo; Stª Casa Misericórdia; Esprominho - Isabel Vieira. 1º lugar - Ecoclube da Veiga - 2ª lugar - Ecoclube Seguir os Jovens - 3º lugar - Ecoclube de Felgueiras.

Desfile promovido Bragahabit, com apoio Adere-Minho e apresentação Ana Paula Mota (Picolé) Desfile promovido Bragahabit, com apoio Adere-Minho e apresentação Ana Paula Mota (Picolé)
Desfile promovido Bragahabit, com apoio Adere-Minho e apresentação Ana Paula Mota (Picolé) Desfile promovido Bragahabit, com apoio Adere-Minho e apresentação Ana Paula Mota (Picolé)

.
 
Certificação do Bordado de Viana do Castelo promovida pela Praça da Alegria
Quinta, 28 de Junho de 2012

A Adere-Minho foi convidada pela RTP, para estar no programa da Praça da Alegria, podendo falar do processo de certificação do Bordado de Viana do Castelo que chegará em Agosto.

O apresentador Jorge Gabriel, Embaixador das Tradições Certificadas, esteve à conversa com a Directora Geral Teresa Costa, falando dos aspectos históricos geográficos e as principais características que tornam esta produção secular peculiar.

Recorde-se que o processo de certificação resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Adere Minho, como entidade certificadora.

Certificação do Bordado de Viana do Castelo promovida pela Praça da Alegria

.
 
"Seminário Empreendedor: Atitude e Competência"
Quinta, 28 de Junho de 2012

A Adere-Minho foi convidada pelo Montepio a dar o seu testemunho no seminário “Empreendedor: Atitude e Competência”, organizado pela Fundação da juventude na Biblioteca Municipal em Braga, na sessão em que competia ao Montepio falar do Microcrédito como apoio ao empreendedorismo, para desempregados.

A Adere-Minho falou da sua experiencia em 22 anos e mais especificamente do protocolo entre a Adere-Minho e o Montepio sobre uma linha de Microcrédito com condições especiais para as artes e ofícios tradicionais. Assim levou consigo a artesã de Guimarães Elisabete Pinto, que produz peças do Bordado de Guimarães certificado, que deu o seu testemunho enquanto beneficiaria deste produto.

"Seminário Empreendedor: Atitude e Competência" "Seminário Empreendedor: Atitude e Competência"
.
 
ADERE-MINHO recebe visita do Director Regional da Segurança Social Dr. Rui Barreira
Segunda, 25 de Junho de 2012

Dr. Rui Barreira Director da CRSS de Braga, visitou a Adere-Minho, para melhor conhecer o trabalho que é desenvolvido. Esteve com grupo de formandos de uma formação EFA – Bordador que decorre na nossas instalações, passando pelo GIP, bem como pelo Viveiro de Micro Empresas artesanais que a ADERE-MINHO possui há 5 anos.

No seu testemunho em livro de honra da nossa associação deixou a mensagem “o seu trabalho é de capital importância, uma sociedade que se quer ligada às suas origens e à sua história. Certificar para a valorização é um exemplo que todos nós devemos seguir.”

A Adere-Minho agradece a sua disponibilidade e apoio, em época de S. João foi brindado com um exemplar do Figurado de Barcelos certificado, feito pelo artesão Manuel Macedo.

ADERE-MINHO recebe visita do Director Regional da Segurança Social Dr. Rui Barreira ADERE-MINHO recebe visita do Director Regional da Segurança Social Dr. Rui Barreira
ADERE-MINHO recebe visita do Director Regional da Segurança Social Dr. Rui Barreira

.
 
Bordados de Viana do Castelo nas Festas da Agonia em Agosto
Domingo, 24 de Junho de 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou na sexta feira no Museu do Traje o Caderno de Especificações que irá reger a certificação do Bordado de Viana do Castelo. A Adere-Minho foi a entidade escolhida para coordenar todo o processo, pois é a única entidade no continente acreditada para tal. Nesta sessão foi pela primeira vez apresentado o regulamento interno da certificação a todos aos artesãos/artesãs presentes bem como restantes convidados. As visitas aos artesãs/artesã e unidades produtivas arranca a 2 Julho pois a meta é em Agosto em plena Festa da Agonia sejam apresentadas as primeiras peças do Bordado de Viana do Castelo certificadas, é vontade do Presidente da Câmara Municipal Dr. José Maria Costa acabar com as imitações mal feitas.

A ADERE-MINHO não só irá certificar o Bordado de Viana do Castelo como apoiar o Município na sua promoção e divulgação desta tradição que tem os primeiros registos em 1917, embora haja muitos artesãos que seguem esta tradição à várias gerações.

Bordados de Viana do Castelo nas Festas da Agonia em Agosto Bordados de Viana do Castelo nas Festas da Agonia em Agosto
Bordados de Viana do Castelo nas Festas da Agonia em Agosto
.
 
Carlos Carvalhal recebe Lenço de Namorados do Minho e Galo certificado
Sábado, 23 de Junho de 2012

Carlos Carvalhal recebe tradições certificadas tornando-se Embaixador da Certificação

A Adere-Minho recebeu mais uma grande personalidade, desta feita o grande treinador de futebol Minhoto Carlos Carvalhal, que se tornou Embaixador das Tradições Certificadas.
Carlos Carvalhal acredita no potencial de Portugal, segundo testemunho deixado na Adere-Minho, “….certificar produtos, formar pessoas que continuem ligadas às nossas tradições é cuidar das nossa cultura, este tipo de instituições deve ser apoiada, e a sua missão divulgar para que se comprem estas tradições certificas.”
O treinador que partirá dentro de uma semana para a Turquia onde irá treinar o Istambul, promete cumprir o seu papel de Embaixador que é o de mostrar o que de melhor se faz no nosso país.
A Adere-Minho ofereceu um Lenços de Namorados do Minho com o certificado nº 4100 personalizado para Carlos Carvalhal e o Município de Barcelos ofereceu o Galo de Barcelos treinador (Figurado).

Carlos Carvalhal recebe Lenço de Namorados do Minho e Galo Certificado Carlos Carvalhal recebe Lenço de Namorados do Minho e Galo Certificado
Carlos Carvalhal recebe Lenço de Namorados do Minho e Galo Certificado
 

.
 
Sessão de Apresentação do BORDADO DE VIANA
Quarta, 20 de Junho de 2012

Apresentação do Bordado de Viana

.
 
Convocatória AG eleitoral
Segunda, 18 de Junho de 2012

A todos os Associados - Convocatória Assembleia Geral eleitoral

Descarregar Convocatória

.
 
Debate Violência Namoro / Doméstica
Sábado, 09 de Junho de 2012

Bragahabit, no âmbito das parcerias para a regeneração urbana de Braga e dentro da temática ‘Dinâmicas Sociais e Humanas’ promoveu um debate sobre Violência Doméstica, a Adere-Minho deu o seu contributo com a experiência do seu projecto PICA (Promover Igualdade Construindo Alicerces) através das sessões de sensibilização que realiza nas escolas do distrito de Braga sobre Violência no Namoro. Nesta sessão estiveram também representados a APAV e a GNR com a informação importante e os números deste drama.

Debate Violência Namoro / Doméstica Debate Violência Namoro / Doméstica
Debate Violência Namoro / Doméstica
.
 
Director do Centro Distrital Segurança Social recebe artesanato certificado
Quarta, 06 de Junho de 2012

A Associação de Solidariedade Social Stª Maria de Lamaçães, ofereceu ao Director do Centro Distrital da Segurança Social de Braga - Dr. Rui Barreira Tradições Certificadas, aquando uma visita às suas instalações. Assim as crianças entregaram um Lenço de Namorados do Minho e uma peça de Bordado de Guimarães, com parceria da Adere-Minho.

Director do Centro Distrital Segurança Social recebe artesanato certificado Director do Centro Distrital Segurança Social recebe artesanato certificado
.
 
INOVARTE 2012
Domingo, 15 de Abril de 2012

No âmbito da promoção e divulgação do artesanato, a Adere-Minho lança este ano mais uma edição do concurso INOVARTE, dado o enorme sucesso das edições anteriores. Assim é um privilegio contar com o ISAG que uma vez mais contribuiu de uma forma muito importante para a sua divulgação bem como para os prémios que serão atribuídos.

Este é um concurso aberto a todos os artesãos de norte a sul do país, e visa promover o artesanato tradicional, procurando incentivar a inovação, utilizando novas técnicas e materiais, sendo subordinado este ano, ao tema “Ano Internacional das Cooperativas”.

.

.
 
ADERE-MINHO e o AE Maximinos parceiros na semana da Saúde através do projecto PICA
Quarta, 11 de Abril de 2012

A Adere-Minho no âmbito do projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces da medida 7.3. do POPH, tem desenvolvido um conjunto de actividades, com um conjunto de parceiros, nomeadamente no que diz respeito à Actividade 5 – Campanha nas Comunidades Escolares, com Agrupamento de Escolas e Escolas Profissionais do Distrito de Braga. Neste sentido realiza Sessões de prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro. Hoje antecipando a Semana da “A Saúde dá Cor à Vida” organizada pela Equipa PES do Agrupamento de Escolas de Maximinos, deram-se inicio a um conjunto de 6 sessões.

Assim dentro do vasto programa que a escola oferece aos alunos (desde do pré-escolar ao secundário), a Adere-Minho entra como parceira  na temática que é cada mais importante sensibilizar e prevenir que é a da violência no namoro, neste sentido o público alvo foram hoje os alunos dos 9º da Eb23 Frei Caetano Brandão, e na próxima semana os 9º anos da Escola Secundária de Maximinos, por entendermos que desde cedo devemos alertar e despertar as consciências para esta problemática.

ADERE-MINHO e o AE Maximinos parceiros na semana da Saúde através do projecto PICA ADERE-MINHO e o AE Maximinos parceiros na semana da Saúde através do projecto PICA
.
 
Formação na Igualdade para Empresários e Colaboradores
Terça, 10 de Abril de 2012

Contamos já com a participação de mais de 30 empresas , num universo de mais de 300 pessoas (entre empresários e seus colaboradores).

O projecto termina em Março de 2013 continuando aberto a todas as empresas e instituições que pretendam aderir.

Formação na Igualdade para Empresários e Colaboradores Formação na Igualdade para Empresários e Colaboradores
Formação na Igualdade para Empresários e Colaboradores Formação na Igualdade para Empresários e Colaboradores
.
 
Adere-Minho e Montepio Geral assinam protocolo para Microcrédito
Quinta, 29 de Março de 2012

A Adere-Minho assinou, um protocolo de parceria com o Montepio, concebendo uma linha específica com o objectivo de apoiar empresários e artesãos, na área das Artes e Ofícios Tradicionais, facilitando o acesso ao crédito em condições definidas por ambas as partes.

O presidente da Adere-Minho referiu que «este protocolo vem de uma experiência de vários anos para aqueles que não têm acesso a outras formas de crédito».

Todo o processo passará que ter parecer da Adere-Minho e está apoiada com os Balcões do Montepio de Vila Verde, Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova Famalicão e Viana do Castelo.

Nesta sessão estiveram presentes muitos artesãos, onde foi apresentado um caso de uma artesã de Vila Verde que recorreu ao Microcrédito no anterior protocolo e outro de uma artesã de Guimarães que irá recorrer ainda esta semana a este produto para compra de matérias primas para fazer face a muitas encomendas.

Descarregar prospecto.

Adere-Minho e Montepio Geral assinam protocolo para Microcrédito Adere-Minho e Montepio Geral assinam protocolo para Microcrédito
Adere-Minho e Montepio Geral assinam protocolo para Microcrédito Adere-Minho e Montepio Geral assinam protocolo para Microcrédito
.
 
Fátima Lopes recebe Lenços de Namorados do Minho Certificado
Domingo, 25 de Março de 2012

A ADERE-MINHO foi convidada a estar representada na Festa da Primavera da TVI, no espaço da Agro 2012 (Parque de Exposições de Braga) com uma das artesãs que colabora activamente com a associação – Camila Silva, para promover aquele que foi o primeiro produto certificado do continente já lá vão 10 anos – Os Lenços de Namorados do Minho. A apresentadora Fátima Lopes recebeu um exemplar certificado, aceitando ser Embaixadora da certificação, associando assim às mais de 40 personalidades que aceitaram este repto da Adere-Minho.

Fátima Lopes sempre bem disposta, diz que o mais importante é preservamos as nossas tradições, as artesãs e a Adere-Minho agradecem.

Fátima Lopes recebe Lenços de Namorados do Minho Certificado Fátima Lopes recebe Lenços de Namorados do Minho Certificado
Fátima Lopes recebe Lenços de Namorados do Minho Certificado
.
 
Convite
Segunda, 12 de Março de 2012

Convite

.
 
« InícioAnterior11121314151617181920SeguinteFinal »

Página 18 de 31