Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

08.jpg
Entrega de Certificads de Formações Modulares Certificadas
Quinta, 22 de Maio de 2014

Convite

.
 
AEP apresenta novos Embaixadores do Portugal Sou e a ADERE-MINHO esteve presente com mos seus produtos certificados e já com selo
Sábado, 10 de Maio de 2014
Na sessão designada “Portugal Sou Eu - Instrumento de dinamização da economia Portuguesa” realizada  9 de Maio na AEP, foram apresentados 4 novos Embaixadores PORTUGAL SOU EU. Com a presença do Secretário de Estado adjunto da Economia, Dr. Leonardo Mathias, os novos Embaixadores tiveram ainda oportunidade de conhecer alguns dos produtos aderentes, em exposição no Hall do Edifício de Serviços da AEP entre os quais os Lenços de Namorados do Minho, o Bordado de Guimarães e o Bordado de Viana do Castelo (produtos certificados pela ADERE-MINHO) e de degustar alguns dos melhores sabores da nossa cultura gastronómica, com selo “Portugal Sou Eu”.
Portugal Sou EU AEP

Embaixadores Portugal Sou Eu
.
 
A importância da CERTIFICAÇÃO um tema que desperta cada vez mais interesse
Sexta, 09 de Maio de 2014

A Adere-Minho participou no seminário “Artes e Ofícios: Negócios com Futuro”, promovido pelas entidades Verde Novo e PPorto. Pt com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira de Pena. Esta iniciativa realizou-se no Auditório Municipal de Ribeira de Pena e contou com oradores de várias entidades, entre as quais, o Centro de Estudos e Promoção de Artes e Ofícios Portugueses ”Portugal à Mão”, a Fundação da Juventude, o IAPMEI, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Oficina da Formiga, a JPCruz, artesãos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo nacional. Estiveram patentes no evento os mais diversos conceitos relacionados com artesanato, incentivos e empreendedorismo, distribuídos por cinco grandes painéis temáticos: I- Produto & Inovação; II – Marcas & Certificação; III – Distribuição & Mercados; IV – Comunicação & Promoção e V – Financiamento e Incentivos.

Verde Novo Sem II painel

.
 
Sessão de informação sobre Lenços de Namorados no Colégio Tersiano
Quinta, 24 de Abril de 2014

Noticia retirada do site do Colégio Tersiano:

A. Ficámos a saber que a tradição dos Lenços dos Namorados é característica da Região do Minho e remonta ao século XVII. Estes eram bordados mediante o gosto de cada rapariga, servindo para transmitir os sentimentos afetivos em relação ao rapaz por quem estava interessada, oferecendo-lhe no fim da missa dominical. Se o escolhido aceitasse o pedido, colocava-o ao pescoço como sinal de compromisso. .... De referir que os lenços certificados têm que cumprir determinadas regras, nomeadamente medir 40 cm por 40 cm e ser em linho ou em algodão. Além disso, nem todos os lenços têm erros ortográficos."

Nova imagem 9  Nova imagem 11

Nova imagem 7  Nova imagem 10

 

.
 
Lenços de Namorados do Minho presente no Seminário Ibero-americano da UM
Sexta, 11 de Abril de 2014
ADERE-MINHO presente com uma mostra de Lenços de Namorados do Minho certificados e outros produtos com os motivos deste produto, da artesã Camila Silva, no I Seminário Ibero-americano de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Moda: Estéticas Contemporâneas, organizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Estudos De Comunicação E Sociedade (CECS), pela Universidade Pontifícia de São Paulo e pela Associação Brasileira De Estudos E Pesquisas em Moda (ABEPM).

UM Exposi
.
 
ADERE-MINHO e os produtos certificados aderem ao selo PORTUGAL SOU EU
Sábado, 29 de Março de 2014

A ADERE-MINHO enquanto organismo de certificação, aderiu juntamente com as entidades parceiras ao selo Portugal Sou Eu, ou seja os Lenços de Namorados do Minho cuja detentora da marca e de certificação, o Bordado de Guimarães com a Oficina entidade detentora da marca, e o Município de Viana do Castelo, detentor da marca Bordado de Viana do Castelo, aderiram ao selo PORTUGAL SOU EU, fazendo com que estes três produtos certificados, tenham o selo de ser um produto Português. Esta campanha do PORTUGAL SOU EU lançada em 2013 e agora com novo folego por parte do Governo e das entidades parceiras como é o caso da AIP (Associação Industrial Portuguesa), cujo objectivo é que este "selo" que permita ao consumidor (final, intermédio) reconhecer a elevada incorporação nacional de um produto; Sensibilizar as entidades públicas para a valorização da produção nacional, nas suas aquisições, respeitando as regras da concorrência, entre outras.

A ADERE-MINHO foi uma das entidades convidadas para o programa Imagens de Marca da Sic Noticias que exibiu uma peça sobre o Portugal Sou Eu e alguns dos produtos aderentes, entre eles os produtos certificados pela ADERE-MINHO. 

Compre sempre produto tradicional minhoto certificado, agora com mais uma garantia de que o que é nacional, tem selo do Portugal Sou Eu.  

 Imagens de Marca Sic Noticias

.
 
Firmino Marques Vice-Presidente Municipio de Braga, é mais recente Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados
Terça, 25 de Março de 2014

A Adere-Minho empossou o mais recente embaixador dos Lenços de Namorados do Minho, o Vice-Presidente do Municipio de Braga, que desde a sua passagem pela Junta de Freguesia de S. Victor, sempre foi um grande impulsionador das nossas tradições, aliás os primeiros Lenços de Namorados do Minho a serem certificados com desenhos elaborados pelas artesãs desta freguesia em Braga, foi com o seu manifesto empenho, assim neste dia especial em que a Adere-Minho recebe a sua visita agora como Vice-Presidente CM Braga, atribui-lhe meritoriamente por todo esse seu trabalho a missão de ser Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados.

Embaixador Dr. Firmino Marques  Embaixador Dr. Firmino Marques2


        Embaixador Dr. Firmino Marques3

.
 
Hugo Torres em Concerto na Adere-Minho para entrega de certificados de Especialização em Igualdade de Género
Sábado, 22 de Março de 2014

A Adere-Minho entregou ontem na sua sede, em Soutelo, diplomas a 36 formandos de três acções de formação distintas, (Formadores e Técnicos da CM de Braga) de Especialização em Igualdade de Género, com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Firmino Marques.  

A sessão decorreu durante um concerto do de Hugo Torres (Embaixador das Certificações da Adere-Minho), que apresentou algumas músicas do seu mais recente álbum, "Trilhos". 

Hugo Hugo 2


Publico Publico 2


Grupo Igualdade


Form Braga Form Form

.
 
No dia Mundial do artesão a ADERE-MINHO entrega prémios INOVARTE 2013 e apresenta 9º Edição INOVARTE
Quarta, 19 de Março de 2014

Os prémios do INOVARTE 2013 – Ano Europeu dos Cidadãos, foram hoje entregues aos artesãos na Adere-Minho, pelas mãos do Presidente da Associação, Engº Abílio Vilaça, do Vereador do Desporto, Turismo e Artesanato de Barcelos, Dr. José Carlos Brito e do Vice-Presidente da Adere-Minho, Sr. José Manuel Barbosa. O artesão Nélson Oliveira foi o grande vencedor da 8ª edição do Concurso de Ideias inovadoras para o Artesanato "INOVARTE", com a peça certificada do Figurado de Barcelos “Galo da Europa". Na 2ª posição ficou Helena Silva, com um Lenço de Namorados do Minho certificado intitulado ‘A União faz a força’ e o 3º classificado foi Júlio Ferreira com um trabalho em ferro forjado e madeira que se chama ‘Esta é a Europa dos Cidadãos’. O encontro serviu também para apresentar a próxima edição 2014, que vai ter como temática o “Ano Europeu do Cérebro”. O tema é muito estimulante e alicia a criatividade dos nosso artesãos são várias as temáticas que se pode abordar: o cérebro e a ciência, a saúde, o amor, a doença, os comportamentos, os animais, o ser humanos, etc. Os prémios da próxima edição vão manter-se os mesmos, com o primeiro lugar a arrecadar 300 euros, o segundo 150 e o terceiro 100, havendo ainda a possibilidade de entrega de menções honrosas. 

Quanto à nova edição os artesãos podem entregar as peças até 31 Julho e para mais informações podem consultar o site ou pedir mais informações nos serviços da ADERE-MINHO.

Inovarte Grupo


NelsonHelena


JulioVereador Barcelos


Inovarte 2014publico


.
 
Raquel Matos Cruz e Hugo Pedro Capela Embaixadores Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 14 de Março de 2014

Raquel Matos Cruz e o seu marido Hugo Pedro Capela, jornalistas da TVI, visitaram hoje a Adere-Minho para conhecer de perto todo o trabalho que desenvolvemos, especialmente com a certificação de produtos tradicionais, a Adere-Minho orgulha-se de ter mais uma minhota a tornar-se Embaixadora da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho, juntamente com o seu marido e colega de profissão.

A conhecida jornalista bracarense é filha e um dos maiores obstetra da cidade de Braga, Dr. José Matos Cruz que é um amigo e entusiasta da nossa associação. Para a Adere-Minho e para as artesãs é uma honra contar com pessoas que gostam da nossa tradição e se comprometem a promover e a divulgar esta trabalho artesanal sempre com selo da certificação.

P3140134


Casal


.
 
Entrega de prémios Inovarte e apresentação inovarte 2014
Sexta, 14 de Março de 2014

Convite

.
 
Hugo Torres dá concerto na Adere-Minho na entrega de certificados de formação de igualdade de género
Sexta, 14 de Março de 2014

Nova imagem

.
 
Adere-Minho conquistou a simpatia de 8 novos Embaixadores pela certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 28 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO durante o mês de Fevereiro realizou várias acções de promoção e divulgação da tradição secular minhota que são os Lenços de Namorados. Enquanto Organismo de certificação e entidade detentora da marca e da IG (Indicação Geográfica) Lenços de Namorados do Minho, certifica este produto de 2002, tendo já ultrapassado a marca dos 4500 lenços certificados nas várias categorias: Clássicos (réplicas de originais); Inspiração Clássica (inspiração nos originais com alterações introduzidas pelas artesãs) e os Contemporâneos (Inovadores).

A ADERE-MINHO agradece a generosidade, simpatia e simplicidade de todos, em especial este mês á Sofia Fernandes (repórter TVI); Lídia Dias (Vereadora da CM Braga); Hugo Torres (compositor e cantor); André Villas Boas (treinador de futebol); Júlio Magalhães (jornalista e Director Porto Canal); Manuel Moreira (Presidente CM de Amares), Altino Bessa (Vereador da CM de Braga) e Pires de Lima (Ministra da Economia).

Cada “Lenço de Namorados do Minho” é uma peça única certificada pela ADERE-MINHO, de acordo com a norma em vigor, contendo uma etiqueta que contêm nome da artesã, nº do certificado, bem como breve história da tradição, com um holograma que assegura a sua autenticidade.

Embaixadores Fev 2014

 

.
 
ADERE-MINHO e Município de AMARES celebram protocolo e Presidente da Câmara torna-se Embaixador da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 21 de Fevereiro de 2014

A CM de Amares e a Adere-Minho assinaram hoje um protocolo de colaboração tendo em conta que o desenvolvimento local constitui uma das vertentes de maior relevo e responsabilidade cometidas às autarquias locais, é essencial encontrar parceiros que permitam promover os produtos locais, nomeadamente os de natureza artesanal, como forma de, por um lado, promover o dinamismo local, e, por outro, projectar a imagem local, mediante a introdução no mercado de produtos associados à região. Assim , o Município de Amares, reconhece na ADERE-MINHO um parceiro extremamente válido e sólido, tendo em vista o apoio a actividades locais de índole artesanal, encarando-as como factor de dinamização das actividades económicas locais, ao mesmo tempo que permite a protecção dessas actividades pela sua maior divulgação e preservação da sua identidade original. Com este Protocolo o Município de Amares e a ADERE-MINHO obrigam-se a cooperar mutuamente nos domínios do artesanato e da economia e desenvolvimento locais.

No final desta assinatura, a Adere-Minho empossou o Sr. Presidente da Câmara Municipal – Dr. Manuel Moreira - Embaixador da certificação dos Namorados do Minho, com um lenço dos corações característico do concelho de Amares bordado a vermelho e preto pela artesã Sameiro Leão, um dos exemplos de vitalidade desta terra que com 73 anos ainda mantêm actividade de bordar e certificar Lenços de Namorados do Minho, realizando sempre lenços inspirados nos originais lenços característicos de Amares.

Protocolo Adere Minho 7


Protocolo Adere Minho 4 Protocolo Adere Minho 5


.
 
Museu dos Biscainhos e Adere-Minho promovem Oficina do Bordado para Seniores
Terça, 18 de Fevereiro de 2014

O Museu dos Biscainhos em colaboração com a Adere-Minho promoveu a Oficina do Bordado para Seniores, com o Lar Conde Agrolongo e a Santa Casa da Misericordia de Braga, acabaram por ter uma tarde diferente, pois deslocaram-se ao Museu dos Biscainhos onde foram recebidos pela Adere-Minho com uma exposição de Lenços de Namorados do Minho certificados e alguns produtos associados aos motivos elaborados pela artesã Camila Silva. Esta oficina pretendeu por um lado mostrar esta tradição que para muitos era conhecida, mas estava esquecida , e por outro lado despertar-lhe a curiosidade para o saber-fazer. Uma tarde lúdica bem passada que o Museu dos Biscainhos quis proporcionar aos Seniores de Braga, em que a Adere-Minho teve todo o prazer em colaborar.

MB


    MB 2   MB 3

.
 
Sofia Fernandes e Hugo Torres - Embaixadores da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO hoje dia 14 de FEVEREIRO empossou dois EMBAIXADORES da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho – Sofia Fernandes ilustre Vila Verdense – repórter da TVI, e Hugo Torres, cantor e compositor bracarense. 

Contribuímos para que a cultura popular esteja protegida e possa apoiar o desenvolvimento do turismo, com produtos portugueses certificados e autênticos.  Contribuímos também para a protecção dos artesãos, da cultura e dos consumidores impedindo que a contrafacção, as imitações e o desleixo saiam ganhadores, reforçando a importância da consciência pública para a exigência de produtos portugueses certificados. 

Desde 2002 já certificamos 4544 lenços de Namorados do Minho, estes dois notáveis jovens vão contribuir e muito para a promoção da tradição.


Sofia Fernandes Hugo TorresEmbaixadores


VV4Fava de cacau

.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 10 de 31